Nesse projeto, sabendo das vantagem, procurei descobrir se é possível construir um carro pneumático eficiente levando em conta os seguintes fatores: Potência, autonomia, custo e segurança. Para definir esse parâmetros, precisei pesquisar um pouco mais sobre pneumática, peças disponíveis no mercado, modelos já construídos e outras questões que vão aparecendo ao longo do planejamento do projeto.
Primeiro passo: Arbitrar um peso para o carro. Ele ficaria com algo em torno de uns 500Kg, pois os motores pneumáticos são muito leves, quando comparados a um motor de combustão interna, o reservatório de ar comprimido de 500L pesaria em torno de 100Kg, provável que menos, e o resto do peso seria chassi e os passageiros.
Segundo: A escolha do motor tem que ser com base no torque dele. Para saber qual será o torque apropriado do motor, fiz uma comparação com a relação peso/torque do motor de um carro 1.0 popular, para tanto utilizei como parâmetro o VW Gol G5 que possui um motor com torque de 10,6 Kgfm a 3850rpm e pesa 946Kg. 946/10,6 = 89,25Kg por Kgfm Para que o carro pneumático pesando 500Kg fique com força comparada a de um carro popular, o torque teria que ficar em 5,6Kgfm ou 55Nm e uma rotação próxima a 3850rpm, também seria necessário uma redução e um câmbio de marchas equivalente ao do Gol.
Terceiro: Pesquisa e mais pesquisa. É necessário pesquisar os tipos de motores pneumáticos e os que consomem menos ar. Esse é praticamente o coração do projeto. O motor que mais se aproximou nas minhas pesquisas é o motor pneumático de pistão M17 (510) com 21,7 hp, 140Nm, 1150rpm, consumo de 19810 L/min, pesa cerca de 30Kg. Só para afeito de cálculo com redução 1:3, ele ficaria com 46,7Nm ou 4,6Kgfm e 3450rpm.
- Gol G5 946/10,6 = 89,25Kg por Kgfm
- Carro pneumático 500/4,8 = 108,7Kg por Kgfm
Alguns carros para comparações:
- Ford Ka – 96,17 Kg por Kgfm
- VW Gol G5 – 89,25 Kg por Kgfm
- Fiat Mille Economy – 90,22 Kg por Kgfm
- Fiat Novo Uno Way – 92,93 Kg por Kgfm
- Nissan March – 93,80 Kg por Kgfm
- Chery QQ 1.1 L – 97,80 Kg por Kgfm
- Renault Clio Campus 1.0 16v – 86,27
- Fiat Novo Palio – 103,03
- Renault Sandero – 101,49
- Kia Picanto 3 cilindros, 12 v - 95,10
- Peugeot 207 1.6 16 v - 71,29
- Ford Fiesta Rocam 1.6 – 74,18
- VW Gol 1.6 – 60,71
- Citroën C3 1.4 – 86,59
- Citroën C3 1.6 16 v – 72,91
- Chery Cielo 1.6 16v – 90,46
- VW Passat CC 3.6 V6 – 45,71
- Peugeot 508 – 58,36
- Ford Fusion 2.5 – 66,38
- Ford Fusion Hybrid 2.5 CVT – 38,85
- Ford Fusion 3.0 V6 – 53,57
- Kia Optima – 65,72
- Hyundai Sonata – 64,72
- Chevrolet Omega Fittipaldi 3.6 V6 24v – 47,90
- Mercedes-Benz E 350 – 49,44
- Mercedes-Benz E 500 – 29,90
- BMW 535i 3.0 Biturbo – 41,29
- Audi A6 3.0 TSFi V6 Quattro Auto 7 – 38,75
Pressão antes*Volume antes=Pressão depois*Volume depois
50*500=Vd*1
Vd =25000 Litro de ar
Ou seja: o motor só iria funcionar durante menos de dois minutos.Para desencargo de consciência, resolvi fazer um tabela para calcular como seria o rendimento de um motor com dois pistões pneumáticos movendo um virabrequim.
Baixar a tabela -> http://www.4shared.com/file/E5chcr5A/carro_a_ar_motor_m1_2_.html
Com a tabela, ficou bem claro que o consumo de ar está muito acima do ideal. No print acima, coloquei um reservatório, muito grande, de 500L e mesmo assim ele só conseguiu realizar 115 rotações. Até que seja apresentado um motor movido a ar comprimido mais eficiente, o projeto é inviável.
Tem projetos para bicicleta que adaptam motores de baixa cilindrada para ar.
ResponderExcluirBasicamente no estagio da ignição, quando as válvulas estão fechadas, o ar em alta pressão é injetado por uma eletroválvula de ar que é ligada onde ficava a vela.
Resmumo: eletrovalvula no lugar da vela, a acionar no angulo certo da ignição.
Como o projeto do carro foi invalidado, pensei em adaptar a ideia para veículos menores.
ExcluirNão tenho o projeto, mas posso trabalhar a ideia. A questão é conseguir um motor de baixa cilindrada para bicicletas e analizar as peças e funcionamento.
Acredito que a ideia funcione. Jáviu algo parecido?
Parceiro, eu estou projetando uma moto movida a ar comprimido, fazendo passo a passo dela, não usei motor algum, apenas um compressor de ar ligado a umas válvulas que levam à corrente, fazendo com que a corrente rode. Sempre que o acelerador é acionada a válvula é aberta, fazendo com que a corrente rode e a moto ande. Essa parte, já esta pronta, agora falta a parte inferior da moto, o chassi, suspensões e roupa...
ExcluirVisto que o motor e de baixo torque pq vc nao partu p fabricar uma moto de 125 cc,veja o Australiano que fez uma moto ar comprimido com motor do Angelo Di pietro e carro Empresa france DMI
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